ANCINE – Brasil de Todas as Telas

by Bugan 0 Comments
ANCINE – Brasil de Todas as Telas

Boas noticias para o mercado de desenvolvimento de jogos!!

Nessa segunda-feira (08/05/2017) a Agencia Nacional de Cinema (ANCINE) abriu as inscrições para o edital da segunda edição do projeto Brasil de Todas as Telas. A primeira versão do edital teve seus resultados liberados durante a semana passada e liberou 10 milhões de reais do fundo setorial de audiovisual para o desenvolvimento de jogos.

Nessa nova edição serão liberados mais 10 milhões de reais do fundo setorial para 22 projetos divididos em 3 categorias. A categoria A fornecerá um incentivo de até um milhão de reais para dois projetos, já na categoria B os projetos podem solicitar até 500 mil reais e pretende-se contemplar 12 projetos, sendo a categoria que abrangerá a maior quantidade de projetos; a categoria C é a que tem o menor valor, onde cada projeto pode solicitar até 250 mil reais, e contemplará 8 projetos de jogos nacionais.

O Edital ainda prevê que no minimo 30% do valor arrecadado deve ser distribuído em projetos de empresas sediadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e outros 10% distribuídos na região Sul mais os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Podem apresentar projetos para o Edital empresas que estejam classificadas como Agente Econômico Brasileiro Independente no sistema da ANCINE. Caso sua empresa não esteja ainda classificada acesso esse link e siga as instruções para efetuar seu cadastro junto a ANCINE. As empresas que quiserem participar devem sua atividade econômica principal ou secundaria dentro de uma das seguintes classes:

  • Estúdios cinematográficos;
  • Produção de filmes para publicidade;
  • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente;
  • Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda;
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis

É vedada a inscrição de projetos que estejam concorrendo ou que já tenham sido contratados em outras Chamadas Públicas do FSA destinadas à produção de jogos eletrônicos.

Mas atenção, se sua empresa já foi contemplada em alguma chamada pública do fundo setorial de audiovisual destinado a produção de jogos vocês não podem participar. Caso você ainda não tenha recebido nada do FSA pode candidatar seu jogo, independente da fase de produção que ele esteja, desde que não tenha sido lançado comercialmente.

Um ponto importante sobre do edital é que seu jogo pode ser parte da propriedade intelectual de um terceiro, ou seja, você poderia fazer um jogo para um desenho animado que você gosta, ou um filme…. desde que você tenha a autorização de uso daquela propriedade intelectual. Se você quiser fazer algo desse tipo será necessário que você apresente a autorização por escrito para o edital.

Uma vez que seu projeto tenha sido escolhido para receber o incentivo você deverá entrega-lo no prazo de dois anos após receber o dinheiro em versões inglês e Português obrigatoriamente.

Dito tudo isso, as empresas que querem participar do Edital devem buscar mais informações no site e enviar suas inscrições, de acordo com todas as regras até o dia 03/07/2017, ou seja temos ai 2 meses para o pessoal arrumar seus projetos!

 

Deixe uma resposta