A arte de se criar um Sprite Sheet

by Guest 0 Comments
A arte de se criar um Sprite Sheet

Reprodução Gabriel Seidi.


Você estava criando seu jogo, desenhou, animou, fez tudo bonitinho e quando foi colocar pra funcionar… bate aquela tristeza ao ver que tudo está travando no seu PC. Normalmente isso acontece por causa da falta de otimização do seu game, as vezes ele possui muitos efeitos visuais ou muitos estados de animação, muitas imagens.

O sprite sheet, ou atlas,  surgiu justamente para otimizar o seu jogo e diminuir a quantidade de informações que serão carregadas. Em um sprite sheet  ao invés de criarmos vários arquivos para cada animação podemos compilar todos os estados de nossa animação em somente um arquivo. Felizmente, algumas empresas criaram alguns métodos que vão facilitar as nossas vidas na hora de compilarmos os arquivos, embora você também possa compilar todas as imagens de forma manual.

Então vamos dar uma olhadinha nas técnicas mais usadas para se criar um atlas de animação.

sprite sheet

Modo Pedreiro

Você poderá criar seus sprites sheets utilizando o até o próprio Paint, Algumas pessoas pegam atlas prontos e importam pro Paint, depois fazem pequenas alterações nesses arquivos para colocar no seu jogo, existem até alguns sprites, que trazem uma espécie de boneco pelado realizando algumas animações básicas como andar,correr e pular, basta você colocar a roupa da maneira que achar melhor em cada frame de animação, e depois exportar.

Para quem não sabe o Photoshop também possui uma ferramenta de animação, lá também podem ser criados todos os frames de sua animação e posteriormente compilar todos os estados em uma única imagem colocando uma do lado da outra manualmente.

modo pedreiro

 

“Porque o subtítulo se chama modo Pedreiro?”

Porque já existem programas que compilam todas as imagens em um único arquivo de forma inteligente, como o …

Texture Packer

texture packer

 

Acredito que é programa para criar atlas mais utilizado no mercado. Este programa simplesmente faz mágicas! Ele consegue compilar as imagem aproveitando todos os espaços, além de conseguir identificar os frames idênticos da animação e reduzir ainda mais o tamanho do arquivo.
Se utilizar a versão paga ele também ira trazer de otimização pra Unity além de melhora na qualidade da imagem.

 

 

Spriter Pro

Esse é um plugin para Unity, com ele você poderá criar todos os estados de animação direto na Engine, basta exportar os “pedaços do personagem” e criar um rigg(esqueleto) com essas peças, isso acaba ajudando MUITO no processo de animação cut-out, diferente de utilizar o Adobe Flash e ser obrigado a ficar arrumando o pivot de cada peça. Então após ter finalizado todas as animações, apenas exporte tudo e utilize o editor de sprite do próprio plugin.

spriter pro

Sentiu que seu jogo está pesado demais? Carregando muitas imagens? Que tal tentar criar um Sprite Sheet. Tente utilizar um programa para fazer isso, ao invés de cria-los manualmente. Certamente isso irá melhorar a performance, e não irá deixar o jogador irritado com longas telas de Loading.

Gostou do artigo de hoje? Assine o Blog aqui em baixo para ser o primeiro a receber os novos artigos e curta nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta