Ferramentas Free Para Desenvolvimento de Jogos

by Bugan 1 Comment
Ferramentas Free Para Desenvolvimento de Jogos

Independentemente do tipo e tamanho do jogo que você está produzindo, você sempre terá um orçamento. Mesmo os jogos indies que são desenvolvidos durante a noite, depois do seu trabalho formal tem um orçamento limitado. Mesmo que esse orçamento não seja formalizado e você não tenha absoluto controle sobre o quanto gastou nesse ou naquele projeto você sabe que não pode gastar todo seu dinheiro em um único projeto.

Junte a isso a necessidade de diversos programas para criação de um jogo, cada um sendo responsável por uma pequena parte desse processo. Seja na área de animação, ilustração, programação, audio, roteiro,etc… Se tivéssemos que comprar todas as licenças para esses programaras nosso orçamento ficaria seriamente comprometido.

Por temos aqui alguns softwares livres que você pode usar para criar seu jogo.

Ilustração

Provavelmente a primeira ferramente que nos vem a mente quando pensamos em um software livre para desenhar é o Gimp e ele é realmente versátil, podendo ser utilizado para uma serie de funções como edição de imagens e desenho. O Gimp também possui uma grande variedade de ferramentas, das mais básicas até algumas bem avançadas.

Porém ele não está sozinho nesse mundo e se você gosta de gráficos vetoriais deveria experimentar o Inkscape ele é um software de ilustração vetorial que possui uma enormidade de funções e ferramentas para lhe ajudar, desde o desenvolvimento do design de um site até uma ilustração de um personagem. Por sua grande variedade de ferramentas o Inkscape pode ser difícil de aprender, mas felizmente ele possui tutoriais e vídeo aulas para ter ajudar.

Se você gostaria de algum programa especifico para desenho a mão livre você com certeza deveria experimentar o MyPaint esse é um projeto que nasceu em 2004 após  Martin Renold comprar uma Tablet Wacom e sentir que os programas da época não respondiam da maneira que eles esperava aos movimentos da mão dele. Assim ele decidiu criar um programa especifico para desenho digital que atualmente possui uma variedade enorme de brushs e uma ferramente onde você pode facilmente criar os seus próprios pinceis.

Animação 2D

Dificilmente um jogo estará finalizado sem que tenha algumas animações, por isso escolhemos 2 programas de animação 2D para você testar e ver qual você prefere. O primeiro é o Pencil2D um software de licença livre simples onde você pode animar seu jogo utilizando o método Cut-out ou animação tradicional. Esse programa também oferece a possibilidade de você utilizar tanto vetores quando bitmaps em sua animação.

Outra opção, principalmente pra quem gosta de utilizar bones para animação é o programa Synfig StudioEsse é um projeto Open Source que está disponível no Github para quem quiser contribuir e sua proposta é criar um software de animação 2D de ponta para criação de animações com qualidade de Filme, por isso o Synfig também tem suporte a áudio.

Modelagem 3D

Apesar de muita briga entre os artistas 3D e uma rixa entre os usuários de outros softwares e os usuários de Blender é inegável que essa ferramenta é muito poderosa é possui uma tonelada de ferramentas para criação de Objetos 3D. Ele na realidade é um software completo que ganhou o carinho da comunidade e cresceu rapidamente a partir dela.

Essa é uma ferramenta tão completa que inclusive tem uma Game Engine interna onde se pode programar jogos em Python. Além disso ele conta com ferramentas de Low e High Poly, VFX… A Blender Foundation tem inclusive um canal no youtube com alguns videos mostrando o que é possível fazer com a ferramenta.

 

Game Engines

Atualmente existem muitas Game Engines, cada uma delas tento seus benefícios e dificuldades. Dependendo da linguagem que você quer programar, performance que você espera, tamanho do seu jogo e plataformas alvo você pode querer utilizar diferentes Game Engines. Mas aqui estão 3 que você talvez já conheça, mas são ótimos pontos de partida.

Unity

A Unity provavelmente é a mais conhecida dessas engines e a alguns anos o Brasil era a terceira maior base instalada do mundo. O que significa que você tem uma grande comunidade de desenvolvedores que pode lhe ajudar a desenvolver seu jogo. Com a quantidade enorme de desenvolvedores fica facil recrutar pessoas para seu time se você quiser ampliar o projeto.

Recentemente a Unity lançou o Unity Connect, uma rede social para desenvolvedores onde você pode publicar seus projetos e conseguir trabalho através dela. Alguns dos grandes jogos de sucesso do ano passado foram feitos com a Unity como o Superhot e o Firewatch.

 

Cocos2D

A Cocos2D é uma engine voltada para o publico que deseja criar jogos para plataforma mobile ela possui uma grande quantidade de ferramentas, mas diferentemente a Unity ela é pensada para os programadores, você não irá conseguir criar um jogo com ela sem tem um programador no seu time. Além disso ela utiliza C++ como linguagem de programação, o que torna ainda mais dificil desenvolver com ela.

Mas vale a pena tentar se você realmente quiser seu jogo rodando em celulares e tablets. Caso queira uma coisa mais leve para começar procure a versão a Cocos2D que utiliza JavaScript. Essa versão não tem uma performance igual a do C++, mas é mais fácil de desenvolver.

 

Phaser

Falando em JavaScript você pode criar seu jogo utilizando a game engine Phaser, uma engine que possibilita que você crie jogos em HTML5 utilizando JS. Ela também é feita pra que programadores, ou seja, não possui uma interface visual de edição dos componentes do seu jogo. Mas por se tratar de uma engine voltada para a Web a estrutura básica do seu jogo se assemelha muito a estrutura de um site, ficando muito mais facil de criar seu jogo.

Ela utiliza a tecnologia WebGL o que faz com que ela tenha uma performance excelente comparada a API canvas do HTML5 sozinha. O WebGL é responsável por passar para a placa de vídeo do seu computador a tarefa de renderizar os elementos do jogo, liberando tempo da CPU para processar mais informações. Deixando assim seu jogo muito mais leve.

 

Espero que você tenha gostado, se sentiu falta de alguma ferramenta nessa lista deixe aqui nos comentários. E não se esqueça de se inscrever em nossa página no facebook para não perder as novidades!

Comment ( 1 )

  1. ReplyJonas de Lima
    Essa é uma boa lista, mas senti que faltaram alguns programas: Dragon Bones: Um software gratuito de animação por bones muito parecido com o famoso Spine. Ele possui ferramentas avançadas de manipulação e tem um poder excelente, apesar de ainda não ter muitas ferramentas na comunicação direta com as engines, ele se sai muito bem inportando e exportando. Xnormal: Um software para bakes e geração de mapas para modelos 3d. É gratuito e muito usado por muitos profissionais e grandes empresas de games AAA. Sculptris: Um software gratuito de escultura e texturização 3d da própria Pixologic, dona do principal software do seguimento hoje no mercado, o Zbrush. Adobe Cretive Suite 6 softwares: Photoshop, Ilustrator, After effects, Flash e etc, em suas versões CS6, são disponibilizados gratuitamente pela adobe em seu site. Apesar de serem versões mais antigas, no CS6 eles já possuíam quase todas as ferramentas atuais dos mesmos.

Deixe uma resposta