Tenho uma ideia de jogo, mas não sei por onde começar!

by Bugan 0 Comments
Tenho uma ideia de jogo, mas não sei por onde começar!

Depois que você teve a ideia para seu jogo, por onde você deve começar o desenvolvimento?

Bem a primeira coisa q vc precisa ter é organização. Pois um projeto de jogo é interdisciplinar e  pode facilmente virar uma montanha de arquivos jogados dentro de inúmeras pastas nomeadas aleatoriamente por sua equipe.

Então, organize-se!

Se você tem sua ideia, linda e maravilhosa apenas na sua cabeça, comece a escrevê-la em algum lugar, o Google Docs é uma ótima ferramenta para isso. Escrever sua ideia irá lhe ajudar a pensar nos detalhes do projeto, desde mecânicas que ainda não estão bem definidas até a história do mundo que você está criando.

Não sabe por onde começar a escrever? Não tem muita ideia do que você precisa deixar descrito para o resto da equipe?

Então procure um esqueleto de GDD e siga as linhas gerais que ele pede que você descreva. Isso já é um bom começo para quem está perdido. E lembre-se de que quanto mais e melhor você descrever seu jogo no GDD mais fácil será para discutir ideias com sua equipe.

Parece óbvio mas muitas ideias só ficam na cabeça de quem criou e isso é ruim. Ruim porque você não teve o feedback de sua equipe sobre aquela ideia, pior ainda porque sempre que surgir uma dúvida sobre o que fazer ele terá que consultar o Game Designer.

Depois de escrever a ideia em detalhes e peça a opinião de quem irá te ajudar a produzir o jogo. Mostre para os artistas as referências de jogos que você acha a arte legal, discuta com o sound designer sobre a proposta musical do jogo. E discuta os detalhes sobre cada sistema que irá influenciar o gameplay, com seu programador.

Em cada uma dessas conversas você verá que esqueceu de algum detalhe ou mesmo não pensou nas consequências de uma mecânica em particular, ou como o áudio pode afetar o feeling de uma cena.

Até aqui você já deve ter definido com quem irá trabalhar e o escopo do seu jogo final.  Agora você precisa definir a produção do seu jogo afinal, como ela vai acontecer?

Você tem uma data de lançamento? Qual seria a melhor data? Tem algum evento importante que você quer participar mostrando uma demo?
A partir de quando você fará um playtest aberto, se é que vai fazer?
E uma das perguntas mais difíceis… O que é essencial para o primeiro protótipo do jogo?

 

Parece simples, mas definir o que não pode faltar e o que é detalhe em seu primeiro protótipo é muito importante. Importante pois é realmente a base do seu jogo, é onde você irá trabalhar primeiro e refinar até a perfeição.

Coloque coisas de menos em seu protótipo e ele não lhe dará informações concretas. Coloque coisa demais e será difícil saber se a jogabilidade é realmente boa. Ou se é ruim, mas está disfarçada com um monte de Assets bonitinhos.

Esse primeiro protótipo deve ser o seu Minimum Viable Product (Produto Viável Mínimo) e ele é essencial para descobrir logo onde investir o tempo de sua equipe.

E lembre-se que tempo é dinheiro, pois se sua equipe gastar tempo desenhando e animando uma cena que será excluída do produto final, você perdeu ali algumas semanas que poderia ter passado melhorando a interface do seu jogo, ou fazendo mais testes.

Só depois de responder todas essas perguntas e montar o calendário, GDD e o escopo do Minimum viable product que a produção realmente começa. Isso tudo para que você possa se manter organizado.

Gostou? Então ajude-nos a divulgar a página compartilhando esse texto com seus amigo. E curta nossa página no Facebook para saber de todas as novidades.

 

Deixe uma resposta